Direitos e Deveres do Doente

Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde

  • Deve respeitar os direitos de outros utentes, e dos profissionais de saúde com os quais se relacione.
  • Deve respeitar as regras de organização e funcionamento dos serviços e estabelecimentos de saúde.
  • Deve colaborar com os profissionais de saúde em todos os aspetos relativos à sua situação.
  • Deve pagar os encargos que derivem da prestação dos cuidados de saúde, quando for caso disso.

Direitos dos Utentes dos Serviços de Saúde

Direito de escolha

  • O utente tem direito de escolha dos serviços e prestadores de cuidados de saúde, na medida dos recursos existentes e das regras de organização dos serviços de saúde.

Direito ao consentimento ou recusa

  • O consentimento ou a recusa da prestação dos cuidados de saúde devem ser declarados de forma livre e esclarecida.
  • O utente pode, em qualquer momento da prestação dos cuidados de saúde, revogar o consentimento. Para mais informações consulte as perguntas frequentes sobre consentimento informado no website da ERS em www.ers.pt/pages/419.

Direito à adequação da prestação dos cuidados de saúde

  • O utente tem direito a receber, com prontidão ou num período de tempo considerado clinicamente aceitável, os cuidados de saúde de que necessita.
  • O utente tem direito à prestação dos cuidados de saúde mais adequados e tecnicamente mais corretos.
  • Os cuidados de saúde devem ser prestados humanamente e com respeito pelo utente.
  • No atendimento presencial sem marcação prévia, e em quadro clínico de gravidade e complexidade idênticas, deve ser dada prioridade aos utentes com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60%.

Direito à proteção dos dados pessoais da vida privada

  • O utente é titular dos direitos à proteção de dados pessoais e à reserva da vida privada.
  • O tratamento dos dados de saúde deve obedecer ao disposto na lei devendo ser o adequado, pertinente e não excessivo.
  • O utente é titular do direito de acesso aos dados pessoais recolhidos e pode exigir a retificação de informações inexatas e a inclusão de informações total ou parcialmente omissas, nos termos da Lei.

Direito ao sigilo dos dados pessoais

  • O utente tem direito ao sigilo sobre os seus dados pessoais.
  • Os profissionais de saúde estão obrigados ao dever de sigilo relativamente aos factos de que tenham conhecimento no exercício das suas funções, salvo lei que disponha em contrário ou decisão judicial que imponha a sua revelação.

Direito à informação

  • O utente tem o direito a ser informado pelo prestador dos cuidados de saúde sobre a sua situação, as alternativas possíveis de tratamento e a evolução provável do seu estado.
  • A informação deve ser transmitida de forma acessível, objetiva, completa e inteligível.

Direito a reclamar e apresentar queixa

  • O utente tem direito a reclamar e apresentar queixa nos estabelecimentos de saúde, nos termos da lei, bem como a receber indemnização por prejuízos sofridos.
  • As reclamações e queixas podem ser apresentadas no livro de reclamações, no formulário online disponibilizado pela ERS, por carta, fax, ou e-mail, sendo obrigatória a sua resposta, nos termos da lei.
  • Os serviços de saúde, os fornecedores de bens ou de serviços de saúde e os operadores de saúde são obrigados a possuir livro de reclamações, que pode ser preenchido por quem o solicitar.

Direito de associação

  • O utente tem direito a constituir entidades que o representem e que defendam os seus interesses, nomeadamente sob a forma de associações para a promoção e defesa da saúde ou de grupos de amigos de estabelecimentos de saúde.

Direito dos menores e incapazes terem representantes legais

  • Os representantes legais dos menores e incapazes podem exercer os direitos que lhes cabem, designadamente o de recusarem assistência, com observância dos princípios constitucionais.

 

A informação apresentada não dispensa a leitura atenta da legislação em vigor aplicável e visa apenas orientar o utente. Para exercer o seu direito de reclamação, aceda ao website www.ers.pt ou envie um e-mail para reclamacoes@ers.pt. Para mais informações consultar a Lei n.º 15/2014, de 21 de março.

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